Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Decorreram no passado fim de semana de 25 e 26 de Fevereiro, na barragem do Facho, em Serpa, a primeira e segunda provas do circuito de margem de 2017 da BASS Nation Portugal.

Depois de em 2014 a BASS Nation Portugal ter revolucionado a pesca ao achigã de margem em Portugal, com um regulamento inovador e verdadeiramente orientado para este tipo de pesca, e depois de em 2015 ter mantido o elevado nível de qualidade na organização das suas provas, este ano de 2016 volta a merecer um destaque no panorama nacional da pesca ao achigã por bater o record de participações, ao apresentar um circuito com provas de norte a sul do país que regista 49 pescadores inscritos!

Como sempre, os membros da BASSPT.com, que se encontram inscritos no circuito através do chapter achigas.com, marcaram presença, tendo comparecido os membros Rodrigo Leiria, Alberto Nunes, David Vieira, José Faustino, Dália Machado, Manuel Narciso, Pedro Silva, Tiago Ramalho e Fábio Leiria.

As provas

Ao contrário do que vem sendo comum nos últimos circuitos, em que as provas tiveram lugar em massas de água que nos eram completamente desconhecida, desta vez o circuito começou numa massa de água por onde já tinha passado nos dois anos anteriores.

No entanto, ao contrário do ano passado, e apesar das condições climatéricas serem favoráveis, a barragem estava na quota máxima, a descarregar para fora, e a água estava turva, longe da visibilidade encontrada em 2016. Este facto, aliado à avançada fase de pré-desova e desova em que os peixes se encontravam tornou a pesca muito difícil. Aparentemente os peixes não andavam à caça, logo não seguiam amostras mais rápidas e, apesar de estarem encostados, eram muito difíceis de se ver.

Foi um primeiro dia muito difícil, em que apenas 18 dos 51 pescadores conseguiram realizar capturas. Dos 9 membros da equipa BASSPT.com presentes, apenas 2 conseguiram efectuar capturas, sendo que salientar que ambos são estreantes nestas andanças!

Aqui ficam os resultados da primeira prova:

Rodrigo Leiria - 1º classificado

Rodrigo Leiria – 1º classificado

Carlos Pinheiro - 2º classificado

Carlos Pinheiro – 2º classificado

António Adanjo - 3º classificado

António Adanjo – 3º classificado

Classificação Geral da 1ª prova do circuito de margem da BNP 2017

Classificação Geral da 1ª prova do circuito de margem da BNP 2017

A 2ª prova adivinhava-se bastante difícil, e na verdade foi bem mais dura que a primeira, com apenas 9 pescadores do total dos 51 a conseguirem efectuar capturas.

Relembro que a medida mínima para que uma captura possa ver válida é de 26cm. De qualquer forma, das poucas capturas que existiram nos dois dias, poucos foram os que conseguiram capturar peixes abaixo dos 26cm.

Após 6 longas horas de prova, era altura de entregar os troféus.

João Marques - 1º classificado

João Marques – 1º classificado

José Ferro - 2º classificado

José Ferro – 2º classificado

Manuel Narciso - 3º classificado

Manuel Narciso – 3º classificado

Classificação Geral da 2ª prova do circuito de margem da BNP 2017

Classificação Geral da 2ª prova do circuito de margem da BNP 2017

Balanço final

Foram duas provas bastante difíceis, mas tudo está em aberto.

Saliento o facto da equipa BASSPT.com ter marcado presença no pódio nas duas provas, tendo conseguir um primeiro e um terceiro lugar.

Foto de grupo – 1ª e 2ª prova

Foto de grupo – 1ª e 2ª prova

Podem ver todas as fotos das provas no grupo de Facebook da BASS Nation Portugal.

Em Junho há mais, até lá!

Classificação Geral do circuito de margem da BNP 2017 após as primeiras duas provas

Classificação Geral do circuito de margem da BNP 2017 após as primeiras duas provas

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus