Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

No passado dia 26 de Fevereiro realizei a minha primeira incursão de pesca ao achigã com o Nuno. Combinámos que para ser a primeira pescaria do ano teria que ser em grande, por isso pescámos de manhã e de tarde! 🙂

De manhã passámos por alguns açudes, mas peixe nem sinal!

Fomos almoçar, e depois do cafézinho lá fomos novamente… Mais uns quantos açudes, e eis que num deles conseguimos pelo menos ver uns achigãs… Nesta altura, já nos estávamos simplesmente a contentar com as paisagens:

Paisagem de final de tarde de um dos açudes
Paisagem de final de tarde de um dos açudes

Mais um açude, e eis que a sorte muda!

O Nuno consegue 3 capturas com um spinnerbait em apenas 5 minutos, num recanto do açude onde ainda batia o Sol:

1º achigã de 2012 do Nuno
1º achigã de 2012 do Nuno

Como sempre, o peixe é devolvido:

Concluímos assim que o peixe já andava mais á superfície, e tinhamops estado toda a manhã a pescar com vinis à Texas…

No fim de semana seguinte, 10 de Março, tínhamos pensado ir com o pessoal do http://canaecarreto.blogspot.com/ a um convívio a Pias, mas o Nuno acabou por não poder ir, e eu também fiquei retido… 🙁 No entanto, como nessa quinta feira tinha feito uma incursão a uma loja de pesca, havia que experimentar as novas aquisições, e pelo meio da tarde de sábado lá consegui um tempinho para ir experimentar as novas amostras…

Chegado ao açude, tinha ainda a cana de casting com um dinger com empate Texas do outro fim de semana passado, e na cana de spinning tinhas uma das novas amostras (uma amostra de hélices – o crank ficou para o fim).

Localizado o peixe, reparei mais uma vez que andava mais à superfície, mas não parecia estar activo o suficiente para atacar a amostra de hélices. Retirei então essa amostra e coloquei um vinil – Dinger, os meus preferidos! 🙂 de outra cor, mas desta vez sem peso. Mais dois ou três lançamentos e aí´estava o meu primeiro achigã de 2012!

O meu primeiro achigã de 2012

O meu primeiro achigã de 2012

Apesar de não ser um grande achigã, este ano já deverá conseguir fazer criação:

Agora é esperar que os nossos amigos consigam ter uma boa época de criação durante o defeso que se adivinha, e que nos possam dar novamente boas alegrias a partir de 15 de Maio! 😉

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus