Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

A cobertura está excelente com a possibilidade de podermos acompanhar cinco dos pescadores alternadamente segundo as escolhas da produção que tem um estúdio na feira em que Tony Sanders, Mark Zona e Davy Hite comentam em direto a ação na água. Pode-se assistir a 6 horas de prova ao vivo, entre as 13:30 e as 19:30.

A mudança desta prova para março também ajuda porque os peixes estão em modo pré-desova, portanto, em movimento para as zonas mais baixas.

classic16

A questão do vento é mais importante neste Grand Lake o’ the Cherokees porque costuma ser uma constante, trata-se de um lago muito ventoso e os peixes estão tão habituados a lidar com ele que, quando falta, ficam letárgicos, ainda por cima depois de dias de vento moderado em que tiveram oportunidade de se alimentar bem.

Se tiverem tempo livre amanhã e depois aproveitem para aprender. Ver o que estes craques fazem na água sem poderem esconder, dá-nos duas coisas: uma oportunidade de aprendermos e uma noção de que também a eles acontecem coisas estranhas: Aaron Martens esteve com alguma dificuldade em controlar o carreto, por várias vezes o vimos terminar o lançamento a desfazer voltas soltas e chegou mesmo a fazer uma bela cabeleira; todos eles, quando recorriam aos cranks, prendiam as amostras mais vezes do que o que quereriam, mas nada disso os atrapalhava, iam soltar e continuavam a pescar.

O que dizer sobre a pesca… As condições mudaram muito, especialmente o vento esteve ausente na maior parte do dia e o sol brilhou, além disso a água está muito mais turva do que se esperava. Jason Christie, que é do Estado de Oklaoma, onde decorre a prova, trouxe quase 9,5 quilos à pesagem e segue na liderança. O segundo é Greg Vinson que está a menos de um quilo. Mais conhecido é o terceiro, Alton Jones, que venceu o BMC em 2008, está a cerca de quilo e meio e muito próximo está outro vencedor desta prova em 2014, Randy Howell, que também está a pouco mais de quilo e meio do topo.

A partida para o primeiro dia de prova - Foto BASS-Seigo Saito

A partida para o primeiro dia de prova – Foto BASS-Seigo Saito

O líder, Jason Christie, diz que está a pescar um pouco mais fora das margens à procura das fêmeas que por ali deambulam. Os que nós vimos pescar estavam em zonas de docas e/ou zonas muito baixas, como se notava pelas vezes que prendiam as amostras e não conseguiram o que desejavam.

Nestes dias não se fala muito sobre as amostras, mas muitos deles andam a crankar cobrindo bastante água.

Isto é apenas o primeiro dia, muita água vai passar por baixo das pontes e, como os competidores não se cansam de dizer, não se pode vencer no primeiro dia, mas pode-se perder…

Vamos ver o que amanhã nos reserva…

Ver rescaldo 2º dia

Ver rescaldo 3º dia

Herminio Rodrigues

Hermínio Rodrigues é um pescador que se tem dedicado muito à formação de pescadores de várias formas: através dos dois livros que publicou e de muitos artigos que publicou e que publica ainda sempre que pode. Faz ainda palestras, demonstrações e ações de formação para pescadores e visita escolas que o convidam para introduzir os mais novos na pesca desportiva, especialmente de achigã.

More Posts - Facebook