Das várias componentes necessárias para a pesca ao achigã, as amostras serão talvez uma das peças mais importantes…

Das mais variadas cores e formas, muitas vezes chega-se a dizer que quanto mais estranhas, melhor!

Cada pescador de achigã é ao mesmo tempo um coleccionador, isto porque muitas vezes compramos amostras porque “gostamos” delas… Ora, o nosso gosto nem sempre é o mesmo que o dos achigãs, e o que para nós é “bonito”, para o achigã poderá não passar de mais uma “coisa” na água… Este é outro motivo que nos leva a coleccionar amostras – temos que ter amostras para as mais variadas condições de pesca. Este facto faz com que muitos pescadores (incluindo eu 🙂 ) tenham vastas colecções de amostras que depois acabam por quase não se utilizar.

Tendo isto em conta, resolvi escrever este pequeno artigo sobre as 3 amostras com as quais tenho obtido melhores resultados este ano:

1 – Dinger, da Yum

Dinger da Yum

Sem dúvida a amostra com que pesco mais! Talvez por isso seja aquela com que apanho mais peixe…

A verdade é que gosto muito de pescar com amostras de vinil, e esta é a minha preferida! Para mim as amostras de vinil são como que amostras “todo o terreno” – posso pescar à superfície, a meia água e em profundidade. Além disso permitem pescar em zonas de vegetação densa.

2 – Bubble Pop, da River2Sea

Bubble Pop - Popper River2Sea

A pesca de superfície é sem dúvida a que gera um maior espectáculo e adrenalina, visto que presenciamos o ataque disferido pelo achigã sobre a amostra. Adoro este tipo de pesca nos finais de tarde dos dias quentes, tornando-se mais espectacular quando não faz vendo.

Esta tem sido a minha segunda escolha e, consequentemente, a segunda amostra com a qual tenho obtido melhores resultados.

3 – V-Jointed, da Taipan

Swimbait Taipan

Utilizei esta amostra mais no início da época, tendo efectuado algumas capturas quando outras falharam. A sua acção é bastante apelativa, e por ser suspending (não flutua nem afunda quando paramos de puxar), é umas mais valia para essa época.

Foi com estas 3 amostras que tive melhores resultados até ao momento em 2011.

Com a chegada do tempo mais quente vou começar a lançar para a água, além destas, amostras de hélices, e um ou outro buzzbait no final do dia.

E vocês, que amostras vos têm trazido mais sucesso?

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus