Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Teve lugar, no passados dias 17 e 18 de Outubro, na barragem do Facho – Serpa, as 3ª e 4ª provas de pesca ao achigã de margem, do circuito de margem da BASS Nation Portugal, tendo marcado presença nestas duas provas 5 elementos da equipa oficial de competição do BASSPT.com – Alberto Nunes, Tiago Ramalho, Pedro Silva, Nuno Duarte e Gonçalo Penedo.

Estas duas provas estavam inicialmente agendadas como sendo as últimas, mas por dificuldades na realização das duas provas agendadas inicialmente para Julho, que foram adiadas para os dias 7 e 8 de Novembro, as provas na barragem do Facho passaram para o meio do circuito.

Com a classificação geral completamente em aberto, depois dos fracos resultados obtidos pela generalidade dos concorrentes nas primeiras duas provas, estas duas provas no Facho eram a oportunidade para se começarem a decidir algumas posições na classificação final… ou não!

Tal como já estamos habituados, a massa de água era uma novidade para nós, mas desta vez tínhamos algumas informações de amigos que por lá pescaram durante todo o ano. Mas isso até nem é o mais importante para a nossa equipa, vamos pela diversão, companheirismo e convívio com todos os amantes deste desporto.

Prémios 3ª e 4ª provas

Prémios 3ª e 4ª provas

As provas

Ao contrário do calor abrasador que se fez sentir nas duas primeiras provas, desta vez a previsão era de chuva, muita chuva e trovoadas. Tais previsões levaram a organização, e muito bem, a optar pela montagem de uma lona impermeável em vez da tradicional tenda. Esta decisão mostrou-se acertada logo no briefing da 3ª prova, com todos os participantes já preparados para a chuva que se adivinhava e se fazia sentir, ainda de forma fraca.

Briefing

Briefing

Ao contrário do que aconteceu nas duas provas anteriores, pouco tempo depois do inicio da 3ª prova já existiam capturas acima do tamanho mínimo (26cm).

Com pouco menos de uma hora decorrida, a chuva intensificou-se, e que intensidade! No pequeno vídeo que se segue podem ficar com uma ideia de como foi durante 15 a 20 minutos:

Apesar dos peixes terem dado um ar da sua graça, o mau tempo tornou esta prova muito dura. Ainda assim, o Tiago Ramalho conseguiu capturar o segundo maior exemplar da 3ª prova, e o seu record pessoal:

Maior exemplar do Tiago Ramalho - 1,560 kg

Maior exemplar do Tiago Ramalho – 1,560 kg

Até ao final da 3ª prova todos os elementos da equipa basspt.com conseguiram pontuar, excepto eu, que ainda consegui duas capturas nos últimos 5 minutos de prova com uma passeante, mas abaixo da medida mínima. Talvez o fraco resultado desportivo tenha sido um efeito secundário da rica gastronomia degustada no decorrer da prova:

Comer bem é essencial - Alberto Nunes

Comer bem é essencial – Alberto Nunes

Quem conseguiu um excelente resultado nos últimos 5 minutos da 3ª prova foi o Pedro Piteira, que capturou 2 achigãs, que o colocaram no 2º lugar do pódio!

Assim, no pódio da 3ª prova ficaram, em 1º João Batista, em 2º Pedro Piteira e em 3º Bruno Nunes. Durante o jantar convívio ficou acordado que a entrega dos prémios se realizaria no dia seguinte, no final da 4ª prova.

O dia 18 de Outubro amanheceu com chuva fraca, que aumentou de intensidade perto das 8h da manhã, que levou ao atraso da 4ª prova em 15 minutos.

Apesar de estar a chover aquando da partida para a 4ª prova, a chuva diminuiu de intensidade pouco tempo depois, e deu ligar a um dia ameno, que veio a tornar-se pouco nublado e com Sol. No entanto, com as condições climatéricas mais favoráveis aos pescadores, os peixes não ajudaram como no dia anterior, provavelmente em consequência da rápida subida do nível das águas da barragem, que ficaram turvas na maior parte dos locais.

Finda as 6 horas de prova, foi altura da entrega de prémios dos dois dias.

1º classificado da 3ª prova - João Batista

1º classificado da 3ª prova – João Batista

2º classificado da 3ª prova - Pedro Piteira

2º classificado da 3ª prova – Pedro Piteira

3º classificado da 3ª prova - Bruno Nunes

3º classificado da 3ª prova – Bruno Nunes

Maior exemplar da 3ª prova - João Batista

Maior exemplar da 3ª prova – João Batista

Classificação geral da 3ª prova

Classificação geral da 3ª prova

1º classificado da 4ª prova - André Jones

1º classificado da 4ª prova – André Jones

2º classificado da 4ª prova - Fábio Cunha

2º classificado da 4ª prova – Fábio Cunha

3º classificado da 4ª prova - Joaquim Cabo

3º classificado da 4ª prova – Joaquim Cabo

Maior exemplar da 4ª prova - Fábio Cunha

Maior exemplar da 4ª prova – Fábio Cunha

Classificação geral da 4ª prova

Classificação geral da 4ª prova

Balanço final

Foi um fim de semana duro, que premiou o persistência e resistência dos concorrentes às intempéries.

Mais uma vez, tivemos o privilegio de participar numa prova de pesca ao achigã de margem com um regulamento extremamente bem feito para esta modalidade e de confraternizar, como já é costume, com todos os grandes pescadores que se encontram a disputar este circuito.

Foto de grupo - 3ª e 4ª provas

Foto de grupo – 3ª e 4ª provas

Mais uma vez a organização não podia ter sido melhor, e tudo correu dentro da normalidade.

Provou-se mais uma vez que a BASS Nation de Portugal tem capacidade para organizar provas de grande nível e que nos enchem de orgulho enquanto portugueses e pescadores.

Podem ver todas as fotos no grupo do Facebook da BNP.

Até dia 7 de Novembro!

Classificação no circuito após 4 provas

Classificação no circuito após 4 provas

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus