Este Domingo foi dia de mais uma nova experiência de pesca aos achigãs: pescar com chuva!

É verdade, embora já tenha pescado bastante quando era mais novo, nessa altura pescava apenas durante a Primavera e o Verão. Ontem foi dia de experimentar pela primeira vez a pescar ao achigã com mau tempo, e o culpado foi o Nuno Charrua!

Eram pouco mais de 16 horas quando o Nuno apareceu lá em casa com a família… era suposto irmos tomar café, mas por motivos que ninguém percebe, no carro ia o seu material de pesca, no qual contava uma cana de casting nova que ele tinha comprado à pouco tempo na Decathlon! O problema, é que ele não comprou nenhum carreto, e por isso ainda não tinha conseguido experimentar a cana. Ora este problema resolveu-se rapidamente: a cana herdou o meu carreto de casting rapidamente, e sem que as nossas mulheres dessem sequer por isso, já estávamos a fazer lançamentos “em seco” no quintal! 😀

Em seco não era bem, porque estava de chuva… 😉

Já que estávamos a mexer nas canas, porque não ir à pesca?! 😀

Dito e feito! Fomos levar a casa dele deixar a mulher e a filha, e na volta trouxemos o cão!

Para facilitar a experimentação do material, fomos ao açude daquele nosso amigo que nos deixa fazer umas pescarias de vez em quando, visto que o Nuno tinha deixado um comentário aqui no blog noutro dia a dizer que assim também ele.

O acto de pesca foi rápido, e fácil:

  1. chegar ao açude  e esperar que a chuva diminuísse de intensidade
  2. sair do carro rápido para montar as amostras nas canas (o Nuno na de spinning, e eu na cana nova de casting dele)
  3. efectuar o maior número de lançamentos possível, no menor espaço de tempo, porque aquilo começava a ficar muito fresco… 🙂

Como resultado, ele apanhou dois achigãs na casa dos 25cm, a pescar com vinis, e eu apenas apanhei um, a pescar com um dos meus novos crankbaits, mas foi um belo exemplar de 34cm!!

No último dele, e no meu, só deu tempo de apanhar os peixes, e fugir para o carro por causa da chuva! Daí nas fotos que se seguem aparecermos com os peixes dentro do carro, mas todos eles foram libertados, o carro serviu apenas de refugio da chuva para tirar as fotografias. 😉

O melhor exemplar que o Nuno apanhou

O melhor exemplar que o Nuno apanhou



Foto da medição do achigã de 34cm... infelizmente não se nota nada!!

Foto da medição do achigã de 34cm... infelizmente não se nota nada!!



Aqui estou eu com o meu melhor achigã de sempre apanhado à chuva!

Aqui estou eu com o meu melhor achigã de sempre apanhado à chuva!

PS: vê lá se no próximo dia 18 de Novembro, quando fores novamente ao Alqueva, me consegues trazer uma foto com um peixe com este tamanho, que tenhas apanhado com a mesma cana que eu!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus