Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Já tenho vindo a pensar à algum tempo em arranjar forma de ter as minhas 3 canas de pesca sempre bem arrumadinhas (duas de casting e uma de spinning). Já estava farto de as ver encostadas na parede, o que não é nada prático podendo mesmo danificar as canas e ficarem riscadas. O ideal é mesmo ter um suporte onde possam estar sempre à mão. E como comprar um suporte já feito não tem piada nenhuma, decidi aventurar-me a construir  eu próprio um suporte para as minhas canas de pesca.

Decidi então construir o meu próprio suporte para as minhas canas de pesca, e vou mostrar-vos como o construí, e quem sabe algum de vocês o faça também!

Para começar, nada melhor que desenhar em papel o esquema do formato que vou construir, chegando finalmente a este esquema com as respectivas medidas e posicionamento:

Esquema do suporte para as canas de pesca

Esquema do suporte para as canas de pesca

Não é nada de complicado, é bem simples e bastante funcional. O próximo passo foi arranjar o material, que no meu caso optei por ripas de madeira. Para construir este suporte usei os seguintes materiais (podem encontrar todos estes materiais facilmente numa loja de bricolage):

  • 3 ripas de madeira de 12x18mm com 180cm
  • 1 ripa de madeira de 7x27mm com 180cm
  • 26 parafusos com 3.5mm de diâmetro e com 25mm de comprimento de cabeça chata
  • 1 berbequim
  • 1 broca para madeira de 2.5mm de diâmetro
  • 1 serrote de cortar madeira
  • lixa fina para madeira
  • 48 anti-deslizantes de borracha transparente autocolantes
  • régua
  • lápis

Optei por usar parafusos para ligar todas as partes, pois desta forma todas as partes ficam bem apertadas e não corremos o risco de se desencaixarem. Para que a madeira não estale ou rache quando estamos a aparafusar, em cada sítio dos parafusos fiz um furo com o berbequim usando uma broca de 2.5mm de diâmetro. Isto facilita bastante o aperto e evita que a madeira se rache com o aperto do parafuso.

Perfuração prévia com o berbequim

Perfuração prévia com o berbequim

Depois de ter todo o material reunido meti mãos à obra e aqui está já o começo do suporte, já de pé 😉

Suporte para canas de pesca já de pé

Suporte para canas de pesca já de pé

Uns cortes mais à frente e alguns furos e parafusos, já estava a ganhar forma do que iria ser, aqui já com uma das traves laterais e uma barra atrás para dar estabilidade:

Suporte para canas de pesca em evolução

Suporte para canas de pesca em evolução

Finalmente aqui está já a estrutura do meu suporte para as minhas canas de pesca, e devo dizer que ficou impecável, sem folgas e bem equilibrado:

Suporte para canas pesca

Suporte para canas pesca

Para que as canas fiquem bem apoiadas na base, foi aqui que usei a ripa de madeira de 7x27mm com 180cm, segurando assim as canas no suporte. Aqui fica o pormenor da base de apoio:

Base de apoio das canas de pesca

Base de apoio das canas de pesca

De tão orgulhoso que fiquei deste meu trabalho, não resisti em experimentar logo a colocar as minhas canas no meu novo suporte, impecável 🙂

Canas de pesca no suporte

Canas de pesca no suporte

Mas ainda não estava acabado, pois as canas escorregavam na trave superior. Tinha de arranjar forma de as canas não escorregarem, então usei aqueles anti-deslizantes de borracha transparente autocolantes e ficou impecável. Na foto não é perceptível, mas tive de desbastar um pouco a trave superior para coincidir mais ou menos com o ângulo da posição das canas para assim garantir que as canas encostam correctamente nos anti-deslizantes. Aqui está o resultado:

Anti-deslizantes para segurar as canas de pesca

Anti-deslizantes para segurar as canas de pesca

Cana bem segura nos anti-deslizantes

Cana bem segura nos anti-deslizantes

Depois de todo este trabalho restava somente lixar toda a madeira, especialmente todas as quinas, para desta forma ficarem bem lisas e as quinas arredondadas, prevenindo assim também que nos possamos magoar com alguma farpa saída da madeira.

Agora já tenho um sítio decente para colocar as minhas canas de pesca. Com estas medidas que idealizei podemos ter pelo menos 4 canas de pesca arrumadas no suporte, mas estas medidas podem sempre ser ajustadas como for necessário. Fiquei bastante satisfeito com o resultado, pois com estas medidas que defini não tive quaisquer desperdícios de madeira, o que foi excelente.

Aqui estão algumas fotos do resultado deste meu trabalho 😉

Aspecto lateral do suporte para canas de pesca

Aspecto lateral do suporte para canas de pesca

Suporte para canas de pesca

Suporte para canas de pesca

Canas de pesca no suporte

Canas de pesca no suporte

Só vos posso dizer que foi um bocado muito bem passado com muita imaginação, criatividade e alguma perícia. E que tal construírem também o vosso próprio suporte para as vossas canas de pesca? Fica a sugestão 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos basspt.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus