No próximo dia 15 de Julho realiza-se em Coruche, no Açude do Monte da Barca, um convívio de pesca ao achigã com um cariz diferente do habitual.

Apesar do mote para juntar os pescadores seja a pesca do achigã, na verdade o principal objectivo deste convívio é a angariação de um donativo a favor das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

A organização deste “evento” é totalmente independente de marcas e/ou grupos, tendo a iniciativa partido de um grupo de amigos pescadores, que pretendem com esta iniciativa mobilizar a comunidade de pescadores de achigã por forma a darem o seu contributo para esta causa.

Assim, o valor da inscrição (10 achigãs) reverte na totalidade para o donativo. Trata-se de um convívio com uma “organização” informal, como se pode verificar pelo regulamento publicado na página do evento no Facebook:

O regulamento é simples: não existe regulamento, devendo-se cada participante reger-se pelas leis da Republica Portuguesa.
Não existem prémios para os que apanharem mais achigãs nem para o maior exemplar. Vamos simplesmente juntar-nos para contribuir para o donativo e, já que lá estamos, aproveitamos para pescar! Apenas EXIGIMOS que LIBERTEM todos os peixes capturados.

Desta forma, cada participante poderá efectuar a pesca da forma que entender como sendo a mais adequada (margem, pato, kayak, barco, etc).

O valor de inscrição/donativo NÃO inclui almoço!

Isto significa que, apesar do evento ter uma hora marcada para inicio e fim, nada impede os seus participantes de iniciarem a acção de pesca mais cedo e de a terminarem mais tarde. Importa apenas que participem na concentração à hora marcada e que se encontrem também no local do sorteio das lembranças à hora marcada.

Desde que foi anunciado no Facebook que têm vindo a ser divulgados vários donativos de material de pesca que as mais variadas casas de pesca e representantes de marcas de pesca têm enviado para serem sorteados pelos participantes no convívio. Isto significa que, além de contribuir para uma causa bastante nobre, cada participante tem grandes hipóteses de levar para casa uma das muitas amostras e outros materiais de pesca que existem para sortear.

Existe inclusivamente, para leiloar, uma saída de pesca com a empresa Naturpesca – guias de pesca, cujo valor real ronda em média os 150€, e cuja base de licitação deverá começar nos 40€. Poderá existir ainda material de pesca a leilão, que será decidido à medida que forem chegando mais donativos das empresas do ramo.

Além dos materiais a sorteio e para leiloar, estão já confirmados no local, Alberto Nunes, André Fidalgo e David Amado, como disponíveis para mostrar/explicar/ensinar a todos os presentes o que quer que tenham interesse em saber, com ênfase para a utilização de conjuntos de casting para a pesca do achigã.

Contribuir sem participar

Sendo uma causa que merece o apoio de todos, muitos foram já os que, apesar de não terem disponibilidade para se deslocarem para participar no convívio, quiseram contribuir com o valor da inscrição, por forma a conseguir-se angariar o maior valor possível. Se está nesta situação deixe uma mensagem na página do evento no Facebook, solicitando ajuda para como fazer o donativo do valor da inscrição.

Na página do evento no Facebook poderá encontrar a lista actualizada de todos os que já contribuíram com o valor da inscrição, por não poderem estar presentes no convívio no dia 15 de Julho.

Dados essenciais a saber

IMPORTANTE: visite sempre a página do evento no Facebook para informações mais actualizadas!

Local: Açude do Monte da Barca – Coruche

Data: 15 de Julho de 2017

Hora da concentração: 8h

Local da concentração: No açude

Página oficial do evento: https://www.facebook.com/events/226909091152993

Como chegar:

Indicações para chegar ao Açude do Monte da Barca

Indicações para chegar ao Açude do Monte da Barca

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus