Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

A 15 de Julho de 2017 realizámos um Convívio solidário de pesca ao achigã, a  favor das vítimas dos incêndios de Pedrogão Grande.

No dia do convívio, entre todos os participantes, ficou decidido que o dinheiro angariado, deveria ser entregue em mão a uma das vítimas, em vez de entregue ou depositado numas das várias contas bancárias que surgiram para o efeito. Tendo também, na altura, esta sido a minha opinião, a sua concretização revelou-se extremamente difícil!

O contacto que tinha em Pedrogão Grande, que inicialmente me tinha dito que tinha conhecimento de algumas famílias necessitadas, acabou por não querer avançar com nenhum nome, tendo-me sido sugerido que entregasse o dinheiro à Câmara Municipal, ou que o utilizasse para alguma acção de formação sobre pesca ao achigã. No entanto, e tendo dado a palavra de que o entregaria em mão, achei por bem reter o dinheiro pelo tempo que fosse necessário, até encontrar alguém directamente afectado pelo incêndio, a quem o pudesse entregar.

Tenho que agradecer ao Gomes Torres e José Pedro Torres, guias da Naturpesca, que me colocaram em contacto com o Nuno Mateus, que por sua vez, contactou as entidades locais, tendo-se chegado ao Frederic Valongo, após a identificação da sua situação de necessidade pela Junta de Freguesia do Sobral, Oleiros.

Não foi fácil, mas finalmente, no passado sábado, 5 de Maio de 2018, desloquei-me a Oleiros, onde entreguei, em mão, os 715€ ao senhor Frederic Valongo. Inicialmente, o que ficou decidido era que iriamos ajudar directamente com os bens que estavam a ser necessários, comprados com o dinheiro, sendo eles uma cama e um esquentador. Achei por bem que esses bens fossem adquiridos na zona e que o Sr. pudesse estar presente para os escolher, no entanto, a loja estava fechada, e assim entreguei a totalidade do dinheiro ao Sr.

Da esquerda: Nuno Mateus, Frederic Valongo, Alberto Nunes e José Pedro Torres

Da esquerda: Nuno Mateus, Frederic Valongo, Alberto Nunes e José Pedro Torres

Aqui ficam as fotos da casa, que me facultaram, antes e depois do incêndio:

Terminou assim da melhor forma esta nossa boa acção, com um abraço sentido de agradecimento que o Sr. Frederic Valongo me deu, e que quero também enviar a todos vós que estiveram envolvidos na angariação desta pequena verba, que tanta diferença irá fazer na vida destas pessoas. Este foi o resultado da união dos pescadores de achigã portugueses, e foi também isto que transmiti ao Sr. no momento em que lhe entreguei o dinheiro.

Deixo ainda, mais uma vez, uma palavra de agradecimento a todos os patrocinadores que deram o seu contributo para o convívio.

Um grande abraço a todos!

 

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus