Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Apesar de poucos pescadores continuarem a pescar ao achigã nos meses de Inverno, se tiverem oportunidade de o fazer, devem aproveitar pois acreditem ou não, é uma boa oportunidade para conseguirem apanhar o vosso maior achigã do ano. Vistam-se bem para fazer face ao rigor do frio e pesquem de forma paciente.

Se existirem vários locais onde possam pescar nesta altura do ano, prefiram os que tenham águas mais claras ou ligeiramente sujas, em detrimento de locais com águas muito turvas e lamacentas, isto especialmente se a água atingir temperaturas inferiores a 9 ou 10 graus, pois este tipo de condições é considerado pela maioria dos profissionais como uma das mais difíceis para se pescar.
Quanto mais profunda e clara for a massa de água, mais tempo levará a arrefecer no Inverno. Nesta altura é possível encontrar águas mais quentes e o achigã mais activo em massas de água com estas características, do que em massas de água pouco profundas e de águas turvas.
O Inverno instala-se e o período de luz diário diminui, levando à morte da vegetação aquática. No inicio da estação, os locais da massa de água que tenham as últimas plantas verdes são uma boa aposta para apanhar alguns achigãs. No entanto, existem muitos relatos de grandes achigãs apanhados no Inverno nas imediações de vegetação morta. É que apesar destas plantas já não produzirem oxigénio, elas continuam a proporcionar um esconderijo para os achigãs e as suas presas.

As minhas escolhas para Janeiro

As minhas escolhas para Janeiro

Como os achigãs são animais de sangue frio, o seu metabolismo diminui à medida que a temperatura da água desce durante o Inverno. Mexem-se menos, e durante distâncias curtas, comem com menos frequência e quando o fazem, dão preferência a presas mais pequenas. Isto explica porque é que amostras mais lentas e compactas como jiggs de finesse ou pequenos grubs de vinil estão entre as amostras com maior eficácia durante o Inverno.

Nesta altura devemos pescar tendo em mente expectativas realistas. Em vez de irmos à pesca à espera de apanhar muito peixe, e de forma rápida, devemos ter consciência de que os ataques provavelmente serão poucos, mas as possibilidades de conseguirmos um grande exemplar são boas.
Segundo Russ Lane, um profissional de Alabama, “O Inverno é a altura de apanhar gigantes”.

Pesca ao achigã no Inverno, by James Overstreet

Pesca ao achigã no Inverno, by James Overstreet

Dicas de Inverno para achigã

Nas massas de água claras, os ahigãs tendem a a ficar suspensos quando a temperatura da água desce abaixo dos 10 graus.
Os achigãs suspensos tendem a estar num estado de actividade bastante lento, mas com paciência e persistência podem ser levados a atacar amostras como jerkbaits (rijos e de vinil) e grubs que afundem lentamente.

Dicas de inverno para achigã - jerkbait suspending

Dicas de inverno para achigã – jerkbait suspending

Nas massas de água ligeiramente turva, os achigãs tendem a permanecer em zonas de águas menos profundos, que os achigãs de massas de águas claras e profundas. Têm também tendência a permanecer mais próximo de coberturas de madeira ou rocha, e regra geral não suspendem tanto. Nestes casos pode-se utilizar jiggs, worms shakyheads e crankbaits de pala quadrada.

Dicas de inverno para achigã - crankbait squarebill

Dicas de inverno para achigã – crankbait squarebill

Em massas de água turva, a melhor hipótese para se conseguir apanhar alguns achigãs é logo a seguir aos meio dia, e até meio da tarde, de um dia calmo e solarengo. O Sol fará com que a água turva aqueça ligeiramente, o que poderá fazer com que alguns achigãs se desloquem para águas bastante baixas. Devemos ter atenção à presença de presas do achigã, pois a trás delas poderá estar um bom exemplar. Nesta situação aconselha-se a utilização de um crankbait de para quadrada ou mesmo sem pala (squarebill ou lipless) a passar o mais próximo possível das coberturas existentes no local.

Dicas de inverno para achigã - crankbait lipeless

Dicas de inverno para achigã – crankbait lipeless

Espero que esta informação vos ajude no momento de decidir se devem ou não ir à pesca durante os meses mais frios, e que de alguma forma também vos seja útil para conseguirem localizar mais facilmente os achigãs nesta altura do ano.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus