Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Já parece mais comum o pessoal da casa vencer o Bassmaster Classic… Parece que este campeão passou o ano a preparar este dia e, no entanto, tudo parecia perdido no primeiro dia com apenas quatro peixes e longe dos lugares cimeiros. Quem conhece bem estes meios sabe que ele arriscou tudo. Podia ter corrido muito mal, mas correr mal era ficar em segundo ou abaixo, não fazia diferença. Ele voltou a treinar ontem numa zona do Elk River em que lhe parecia que os achigãs estavam muito próximo da desova. Resultado: capturou várias fêmeas e as cinco maiores pesaram mais de 13 quilos.

Edwin Evers, vencedor do BMC deste ano no lago que melhor conhece - o Grand Lake O' the Cherokees - Foto BASS-Seigo Saito

Edwin Evers, vencedor do BMC deste ano no lago que melhor conhece – o Grand Lake O’ the Cherokees – Foto BASS-Seigo Saito

Jason Christie, ontem o primeiro, hoje o segundo, sempre disse que pescava melhor sem vento e isso ficou provado hoje. Ficou a mais de quatro quilos de Edwin, de quem, além de vizinho, é um dos melhores amigos. Estive a acompanhar, o mais que pude, a pesca em direto e achei que ele pensou que tinha tudo controlado com a vantagem que tinha, mas quando soube que o Edwin tinha uma excelente pescaria, parece que ficou afetado. Perdeu a concentração e nem conseguiu melhorar muito a sua pescaria, como tinha feito quase todos os dias nas duas últimas horas. O vento também não deve ter ajudado. Francamente, acho que fez o oposto de Evers, não quis arriscar muito…

O terceiro também arrancou mal, mas conseguiu uma boa recuperação, provando que é um dos melhores do nosso desporto. Em Classics já conta com três segundos lugares, agora soma um terceiro.

Este evento da BASS atingiu um novo patamar na forma como foi transmitido. Pena que haja apenas cinco câmaras disponíveis e que nem sempre haja boa cobertura para os diretos. Gostaria muito de ter visto as capturas do Edwin… O que se viu foi de muito má qualidade de transmissão. Mas, dito isto, de facto temos de perceber que já foi um enorme esforço termos tido esta possibilidade.

Evers vence em casa - Foto BASS- Gary Tramontina

Evers vence em casa – Foto BASS- Gary Tramontina

Edwin já esteve entre nós em 2009 e até participou no Clássico da APPA. Tive ocasião de o entrevistar em Badajoz, na FECIEX, para a TVE2, mas também publiquei na altura uma curta entrevista que fica aqui para o conhecerem melhor.

«Começou a sua carreira de pescador profissional há 12 anos. Na sua perspectiva quais as suas mais importantes conquistas?

Edwin Evers: Aprender a ser consistente. A consistência é a chave deste desporto. Eu estou no top 10 a maior parte das vezes, consegui apurar-me para nove Bassmasters Classics e venci quatro provas.

A sua carreira é muito sólida. Participou em cerca de 130 provas do circuito da BASS e consegue classificar-se 90 vezes nos lugares que dão dinheiro. Isso é realmente consistência! Quais são os seus pontos fortes? Por outras palavras, o que faz de si um pescador tão consistente?

EE: A versatilidade. A capacidade de adaptação a mudanças nas condições de pesca. Eu sinto-me confortável usando um leque variado de técnicas. Para ser consistente a este nível, temos de ser muito versáteis.

Neste ponto da sua carreira o que pode catapultá-lo para um nível superior? Tem mesmo de vencer um título de pescador do ano ou um Bassmaster Classic?

EE: Sim. Sem dúvida nenhuma.

Apesar da versatilidade ser determinante, acha que qualquer pescador deve ter uma técnica favorita?

EE: A versatilidade é um componente chave para o sucesso a este nível. Nós pescamos em muitas e variadas massas de água com condições muito diversas para dependermos de uma técnica específica apenas.

Como pescador profissional passa a maior parte do seu tempo na água, embora faça muito outro tipo de trabalho, como seminários, aparições públicas em férias, publicidade, etc. Qual é para si a melhor parte do seu trabalho e o que lhe custa mais?

EE: A parte mais difícil do meu trabalho é a quantidade de tempo que passo longe da minha família e na estrada. O melhor de tudo é o tempo em que simplesmente estou na água.

Lemos algures que o seu herói na pesca é o Rick Clunn. Pode-nos explicar porquê?

EE: A longevidade da sua carreira e a sua consistência durante todos esses anos. Ele tem princípios no que toca à natureza, à vida selvagem e às águas em geral. Há muitas coisas que se podem aprender com ele.

Vai pescar o próximo Clássico da APPA em Setembro. Que tipo de trabalho de casa pode fazer para o ajudar nessa tarefa?

EE: Vou falar com os meus colegas que já lá pescaram para saber o que me espera e quais as condições gerais com que vou ter de lidar.

Vai ter apenas um dia para treino neste lago enorme, em que se vai concentrar?

EE: Ainda não cheguei a esse ponto. Tenho de olhar bem para o lago, ver que tipo de «pesqueiro» é e esse será o meu ponto de partida.

Sendo a primeira vez que pesca nestas águas, e apesar de ter como parceiro o Mark Curry que tem aqui alguma experiência, acha que tem hipóteses de vencer?

EE: Sem dúvida nenhuma. Eu nunca vou a uma prova a pensar que não posso vencer.

Quais são as suas expectativas? Como pensa que será pescar fora do seu país contra muitos locais e outros pescadores europeus?

EE: Eu penso que a competição vai ser realmente dura. Espero ser capaz de encontrar condições de pesca muito similares às que aqui temos. É toda uma experiência que eu aguardo com muito interesse. Será, por certo, interessante visitar Portugal e pescar achigãs fora dos Estados Unidos. Eu nunca pesquei um achigã fora da América do Norte!»

classic16

Ver rescaldo 2º dia

Ver rescaldo 1º dia

Herminio Rodrigues

Hermínio Rodrigues é um pescador que se tem dedicado muito à formação de pescadores de várias formas: através dos dois livros que publicou e de muitos artigos que publicou e que publica ainda sempre que pode. Faz ainda palestras, demonstrações e ações de formação para pescadores e visita escolas que o convidam para introduzir os mais novos na pesca desportiva, especialmente de achigã.

More Posts - Facebook