Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Uma amostra de plástico mole das de subsuperfície pode ser montada de muitas formas, mas há dois empates-tipo mais conhecidos e usados.

O empate Texas é o mais simples e o que mais se usa, já falámos muito sobre ele. Consiste em utilizar um chumbo em forma de bala, que pode ficar solto na linha ou pode ser preso, e um anzol especial para este tipo de iscos, que tem uma forma de segurar.

A amostra deve ser montada da seguinte forma: faz-se penetrar a ponta do anzol na cabeça, saindo cerca de cinco milímetros depois; percorre-se todo o anzol até atingir a argola e só aí se volta a espetar a ponta do anzol na amostra, que, para estar correctamente empatada, deve estar direita. O que acontece é que o anzol fica com a ponta escondida no corpo da amostra, facto este que lhe dá liberdade quase total para vaguear por entre paus, pedras e ervas com relativa facilidade sem provocar prisões. Esta situação só se deve alterar por vontade do pescador, que deve ferrar ao sentir um ataque. É por isso que este empate é o mais popular.

Passos para efectuar o empate Texas

Passos para efectuar o empate Texas

 

Usam-se chumbos presos quando se quer operar em zonas de coberturas densas. Para se prender o peso, pode usar-se um palito que é enfiado no chumbo. Se o chumbo está solto, pode correr pela linha fora permitindo que a cabeça da minhoca se prenda em qualquer bifurcação. Em coberturas menos densas pode usar-se o chumbo solto. Quando um achigã sugar a minhoca, o chumbo pode ficar imóvel o que retirará a sensação de peso excessivo. Este é outro dos assuntos discutíveis – saber se esse peso incomoda o achigã. Se assim fosse, então toda a pesca com jigs estaria deitada por terra, mas há situações para ambas as aplicações.

Se reparar que os peixes estão inactivos e que o peso que usa se torna um incómodo, então abandone os jigs e opte por uma de três soluções: use um peso mais leve, mas este procedimento pode ser dificultado pelo vento; então solte o chumbo, o que poderá não ser suficiente, por vezes, e mesmo assim o peixe acaba por sugá-lo juntamente com a minhoca; restará a solução de compromisso que muitos resultados tem dado. Prenda o chumbo a cerca de 30 centímetros da minhoca. Esta última solução é conhecida entre os americanos como empate Califórnia. Quando o achigã absorve o isco por sucção, o peso poderá até deslocar-se, mas será difícil ser absorvido também. Esta é uma adaptação que, ao que se pensa, derivou do empate Carolina.

Para o empate Texas e para os jigs, use canas consoante a técnica que vai praticar ou consoante o tipo de cobertura disponível. Pesque com a cana alta para ter maior sensibilidade. Use material de spinning para aplicações leves e linhas finas e o de casting para aplicações mais pesadas ou intermédias.

O empate Texas é uma dos mais populares para pescar dentro de estruturas e coberturas

O empate Texas é um dos mais populares para pescar dentro de estruturas e coberturas

Evoluir rapidamente

Se pretende evoluir rapidamente na utilização desta técnica fundamental para a pesca do achigã poderá participar num dos cursos disponíveis da Academia BASSPT.com que se debruça exaustivamente sobre esta técnica.

Clique no vídeo para ficar a saber mais sobre o curso de Texas

Introdução ao empate Carolina

O empate Carolina é especial para zonas de águas transparentes, fundas e sem coberturas. A sua utilização pode, porém, ser alargada a zonas de muita vegetação baixa, aos dias de muito vento e a muitas situações em que o peixe está a pegar mal no empate Texas e nos jigs. Consiste em distanciar o peso da minhoca em cerca de 30 centímetros a 1,5 metros e usar pesos superiores, no mínimo de 14 gramas. O peso é agora colocado antes de um destorcedor, entre eles deve colocar-se uma missanga a fim de produzir som e proteger o nó. Ao destorcedor prende-se um estralho onde se colocará anzol e amostra, protegendo esta o anzol ou não, ficando assim pronta para uma ferragem mais fácil.

O empate Carolina

O empate Carolina

As amostras de plástico mole com alguma flutuabilidade são as ideias para este tipo de empate, para que trabalhem um pouco acima do fundo ou para que possam ficar livres da vegetação rasteira que cobre muitos fundos. Usa-se muito pouco entre nós, por vários motivos, que se prendem com a falta de informação e dificuldade de lançar, que resulta do conjunto e que obriga ao uso de canas maiores, do género das de flipping. No entanto, diga-se que tem entre nós muitas aplicações e que se conseguiram bons resultados, especialmente com o uso de imitações de lagartos que ganham muito com este tipo de apresentação mais horizontal.

Para este empate temos de escolher canas mais compridas, de cerca de dois metros, e o uso do material de spinning pode oferecer vantagens para lançar este dispositivo, mas o arrastar de muito peso e o uso de linhas mais grossas desaconselham o seu uso nas versões mais puras. Use a cana bem alta, para ter um maior controlo do peso e para sentir melhor os possíveis ataques.

Aqui fica uma breve introdução a mais uma das armas que deve incluir no seu arsenal, especialmente para aqueles dias em que o vento é mais forte e a dificuldade de fazer uma apresentação suave se impõe. O vento ajudará a disfarçar a entrada do pesado conjunto na água. Também para pescar mais fundo, porque se atinge mais rapidamente o contacto com o solo e depois se pode animar a amostra a nosso jeito. Lançamentos longos darão sempre origem a mais tempo de contacto com o fundo, o que pode ser uma grande ajuda.

Arraste o peso, faça-o saltitar… Varie até conseguir resultados. Vai ver que é uma grande ajuda. Ponha em prática e divirta-se!

Herminio Rodrigues

Hermínio Rodrigues é um pescador que se tem dedicado muito à formação de pescadores de várias formas: através dos dois livros que publicou e de muitos artigos que publicou e que publica ainda sempre que pode. Faz ainda palestras, demonstrações e ações de formação para pescadores e visita escolas que o convidam para introduzir os mais novos na pesca desportiva, especialmente de achigã.

More Posts - Facebook