NOVAS USM da b8lab - disponíveis através da www.onefishplus.com

Hoje quero apresentar-vos o projeto GAMEFISH – Gestão e Promoção das Albufeiras Mediterrânicas para a Prática da Pesca Recreativa, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), está a ser desenvolvido pela Universidade de Évora, em colaboração com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e com o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, e decorrerá até meados de 2019.

O principal objetivo do projeto GAMEFISH, que decorrerá entre 2016 e 2019, está relacionado com o desenvolvimento de um plano de gestão direcionado para as albufeiras alentejanas de pequena-média dimensão que as promova para a prática da pesca recreativa. O plano a desenvolver assentará:

  • No aumento sustentável das espécies/dimensões de peixes mais interessantes para a pesca lúdica;
  • Na redução da probabilidade de ocorrência de mortalidades massivas de peixes em períodos de falta de água;
  • Na integração das espécies mais interessantes para esta atividade, muitas delas não-indígenas, nos programas de gestão pesqueira.

Muito importante para o achigã!

Trata-se assim de um projecto de importância extrema para o nosso desporto e que poderá contrariar as actuais tendências legislativas que vão no sentido de exterminar os achigãs.

Assim, solicita-se a todos os pescadores de achigã que pesquem nas albufeiras do Alentejo, que colaborem com este projecto, nomeadamente através da resposta a um inquérito. A informação obtida irá contribuir para a elaboração de um plano de gestão adequado que enquadre, na medida do possível, as preocupações dos pescadores lúdicos.

Quero ajudar o projecto! Clique aqui para responder ao inquérito.

 

Pode ficar a saber mais através do site oficial do projeto em www.gamefish.uevora.pt

Pode ver fotos e ter informação sobre as acções já realizadas na página oficial do projeto no Facebook.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus