Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Saber quais as amostras indicadas para a época do ano em que nos encontramos, embora não seja garantia de sucesso, é sem dúvida uma grande ajuda para qualquer pescador de achigã, que dessa forma pode concentrar a sua atenção num menor número de amostras, evitando distracções com amostras “menos indicadas”.

Esta informação torna-se ainda mais relevante no caso da pesca de margem e/ou pato, pois nessas condições quanto menos peso tivermos que carregar melhor. Desta forma, ao sabermos quais as amostras mais indicadas em determinado momento, podemos organizar o estojo com base nessas amostras, não sendo necessário carregar com outras que eventualmente não terão tão bons resultados.

Durante este ano estou a efectuar um artigo no inicio de cada mês, onde indicarei quais as amostras mais indicadas para esse mês. Com o intuito de tornar esta informação o mais relevante possível, e o mais credível possível, as amostras que indicar, serão as amostras que nos últimos 4 anos (2010 a 2013), foram indicadas pelos Pros norte americanos, na revista BASSMASTER, como sendo as amostras que eles utilizam. Desta forma, poderemos ver quais as amostras que TODOS utilizam, e as amostras que apenas alguns utilizam.

Ao contrário do que acontece nos artigos dessa revista, não irei indicar especificamente a marca ou modelo da amostra, mas indicarei apenas o seu tipo, pois não é minha intenção dar mais relevância a umas marcas em detrimento de outras.

Aqui fica o décimo segundo artigo das melhores amostras do mês. Desta vez, apenas foi possível fazer o estudo para 3 anos.

Melhores amostras para o mês de Dezembro

ANO Pescador Amostra 1 Amostra 2 Amostra 3 Amostra 4
2009 Marty Stone Jerkbait de vinil tipo Fluke Jerkbait Jig com atrelado Buzzbait
2012 Marty Robinson Jerkbait de vinil tipo Fluke Jig com atrelado Crankbait flat-sided Minhoca de finess em empate Carolina
2013 Brandon Palaniuk Jigging Rapa da Rapala Swimbait de vinil Jig com atrelado Drop-shot

E aí está ele novamente, o jig. Apesar de não ser a primeira escolha em nenhum dos casos, o jig faz parte das escolhas das 4 amostras a utilizar em Dezembro por parte dos 3 profissionais americanos. Esta é uma escolha que já tinha ocorrido em Janeiro.

O jig, além de ser uma das melhores amostras para esta época, é uma amostra que atrai bons exemplares

O jig, além de ser uma das melhores amostras para esta época, é uma amostra que atrai bons exemplares

Outra amostra que aparece duas vezes, e como primeira opção em ambos os casos, são os jerkbaits de vinil.

Além destas amostras, mais nenhuma reuniu escolhas por mais que um pescador. Podemos encarar isto como um sinal do que funcina na generalidade dos casos (jigs e jerkbaits de vinil), e as restantes escolhas serão feitas de acordo com os locais e situações de pesca.

Conclusão

Estamos numa época em que a pesca é mais difícil, mas as escolhas são mais fáceis, nomeadamente no que toca ás amosttras que funcionam na generalidade das situações.

Durante todo o Inverno as escolhas de amostras estarão centradas em amostras como as que foram apontadas aqui hoje, variando, no caso dos jerkbaits, entre modelos de vinil ou modelos rijos, com a capacidade de suspenderem na coluna de água.

Continua ainda a ser possível capturar achigãs com crankbaits, devendo no entanto ter-se alguma atenção à sua acção. Cranks que se “abanem” menos serão melhores do que os que têm um trabalhar muito pronunciado, como os de pala quadrada.

Uma boa captura de Inverno com uma crankbait

Uma boa captura de Inverno com uma crankbait

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus