Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Saber quais as amostras indicadas para a época do ano em que nos encontramos, embora não seja garantia de sucesso, é sem dúvida uma grande ajuda para qualquer pescador de achigã, que dessa forma pode concentrar a sua atenção num menor número de amostras, evitando distracções com amostras “menos indicadas”.

Esta informação torna-se ainda mais relevante no caso da pesca de margem e/ou pato, pois nessas condições quanto menos peso tivermos que carregar melhor. Desta forma, ao sabermos quais as amostras mais indicadas em determinado momento, podemos organizar o estojo com base nessas amostras, não sendo necessário carregar com outras que eventualmente não terão tão bons resultados.

Durante este ano, irei efectuar um artigo no inicio de cada mês, onde indicarei quais as amostras mais indicadas para esse mês. Com o intuito de tornar esta informação o mais relevante possível, e o mais credível possível, as amostras que indicar, serão as amostras que nos últimos 4 anos (2010 a 2013), foram indicadas pelos Pros norte americanos, na revista BASSMASTER, como sendo as amostras que eles utilizam. Desta forma, poderemos ver quais as amostras que TODOS utilizam, e as amostras que apenas alguns utilizam.

Ao contrário do que acontece nos artigos dessa revista, não irei indicar especificamente a marca ou modelo da amostra, mas indicarei apenas o seu tipo, pois não é minha intenção dar mais relevância a umas marcas em detrimento de outras.

Aqui fica o segundo artigo das melhores amostras do mês. Neste caso concreto, por não existir informação na revista de 2012, completei os 4 anos andando um ano para trás, para o ano de 2009.

Melhores amostras para o mês de Fevereiro

ANO Pescador Amostra 1 Amostra 2 Amostra 3 Amostra 4
2009 Alton Jones Lipless Crankbait Spinnerbait Jerkbait suspending Jig com atrelado
2010 Bobby Lane Lagostim de vinil à Texas Swimmbait vinil até 4″ Lipless Crankbait Minhoca “worm” de vinil
2011 Chris Lane Sapo de vinil Sapo tradicional oco Lagostim de vinil à Texas
2013 Jared Lintner Jig com atrelado Jerkbait suspending Spinnerbait Crankbait a profundidades de 2,2 metros

Ao contrário do que aconteceu no quadro do mês passado, este quadro de Fevereiro não parece de todo consensual. No entanto, é necessário analisar as escolhas de cada profissional de acordo com a zona em que estão a pescar. Assim, tanto o Bobby Lane como o Chris Lane fizeram escolhas adequadas ao mês de Fevereiro na Florida.

Assim, estas escolhas tornam-se enganadoras, quando tentadas aplicar no nosso país, visto que o estado da Florida se situa numa latitude muito mais a Sul que Portugal, o que implica temperaturas muito mais quentes.

Diferença de latitude entre Florida e Portugal

Diferença de latitude entre Florida e Portugal

Para vos dar uma ideia desta diferença de temperaturas, fui pesquisar a previsão meteorológica dos próximos dias para Santarém e para a Florida. Aqui ficam os resultados:

Previsão meteorológica Coruche/Santarém

Previsão meteorológica Coruche/Santarém

Previsão meteorológica Florida

Previsão meteorológica Florida

No caso de Santarém, a temperatura máxima média ronda os 13ºC, e a mínima os 6ºC. No caso da Florida, a temperatura máxima média ronda os 80ºF, o que equivale a 26ºC, e a temperatura mínima os 70ºF, que equivale a 21ºC. São estas elevadas temperaturas que explicam o facto desses dois profissionais indicarem que pescam com amostras de superfície como sapos e lagostins de vinil à Texas em zonas de vegetação densa.

Esclarecido esta discrepância nos tipos de amostras, vou apenas analisar as escolhas de 2009 e 2013, por se adequarem ao nosso país.

Mais uma vez os jigs com atrelado aparecem como uma amostra comum, sendo a quarta escolha num caso e a primeira escolha noutro.

Jigs

Jigs

Os jerkbaits suspending continuam a fazer parte da escolha das melhores amostras para tempo frio, mas desta vez surgem a par com uma nova amostra que já tinha dado a sua graça no mês passado – os Spinnerbaits. Estas duas amostras surgem como segundas e terceiras escolhas em ambos os casos.

Spinnerbait

Spinnerbait

Por fim, os crankbaits mantêm-se, mas nem todos preferem crankbaits do mesmo tipo. Num caso continua a recair a escolha nos de média profundidade, tal como no mês passado, noutro caso o preferido é um crankbait sem pala – lipless.

Primeiro achigã de 2014 - crankbait de 1,5m profundidade

Primeiro achigã de 2014 – crankbait de 1,5m profundidade

Conclusão

Ao contrário do mês de Janeiro, em que conseguimos definir uma amostra que era efectivamente a única que todos utilizavam, em Fevereiro a melhor amostra para o achigã na verdade são 4 amostras! 🙂

Esta é a conclusão da análise do quadro. Se bem que existe uma diferença nos dois tipos de cranks.

Normalmente pesco com jiggs e jerkbaits suspending, isto porque a meu ver, são as amostras que melhore se adaptam à utilização nos açudes onde normalmente pesco, mas os Spinners também lá estão 😉

Os meus jiggs já estão prontos!

Os meus jigs e spinners já estão prontos!

E vocês, têm alguma experiência de pesca neste mês? Gostariam de ver alguma coisa alterada/melhorada neste artigo? Deixem os vossos comentário através do formulário no final da página. Boas pescarias! 😉

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus