Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Da última vez que aqui escrevi sobre este assunto, achei por bem aguardar a publicação da famigerada lista de «espécies invasoras»… à falta de publicação tivemos conhecimento da proposta e… Lá está o achigã, entre outras espécies. Não há nada que eu possa dizer que não esteja já na extensa e precisa descrição da Petição Pública que o presidente da BASS Nation de Portugal encabeça e propõe. O documento está, a meu ver perfeito. Fica por perceber por que é que num país com mais de cem mil pescadores de achigãs, surgem dificuldades para se conseguirem 4000 assinaturas… Não teremos 4000 adeptos do «pescar e libertar»? Não haverá quem, mesmo fora do âmbito da pesca, compreenda a necessidade de que se permita a quem quiser proceder à libertação dos espécimes que pesca? Faz-me alguma confusão que seja necessário explicar isto assim, como se estivesse a falar para meninos… Mas então, mesmo quem quer levar os peixes para casa, não acha que eu (e quem mais quiser) tenho o direito de deixar em liberdade os que pesco.

O maior problema da aplicação deste possível atentado à nossa forma de estar nem reside tanto na pesca do dia-a-dia… Pescamos sem fiscalização que se veja há décadas, como será que nos vão obrigar a reter as nossas capturas? É mesmo aproximação de gabinete! Agora o maior perigo reside numa possível fiscalização às provas. Essa sim é fácil de fazer e os promotores podem ver-se em apuros. E então querem acabar com uma disciplina desportiva assim? Por decreto? Para mais uma em que somos quatro vezes campeões do mundo! Querem matar o turismo associado que tanto faz mexer as aldeias e as cidades ribeirinhas? É que tudo isto e muito mais está implicado.

Já imaginaram todos estes peixes, resultantes de sete horas de pesca, serem mortos?

Já imaginaram todos estes peixes, resultantes de sete horas de pesca, serem mortos?

Vamos para a frente com a petição pública! Levemos o assunto à AR e obriguemos os senhores do novo poderzinho do ICNF a passarem a vergonha de terem de dizer que não se basearam em estudos nenhuns e apenas numa vontade cega de se colocarem em bicos de pés como donos da sabedoria que não possuem!

Apelo a que peçam aos vossos familiares para nos apoiarem.

Leiam atentamente o texto que acompanha a Petição Pública e mostrem a todos que não estamos a falar de cor:

Neste vídeo explica-se os passos necessários para que a assinatura da Petição seja validada e aceite:

Herminio Rodrigues

Hermínio Rodrigues é um pescador que se tem dedicado muito à formação de pescadores de várias formas: através dos dois livros que publicou e de muitos artigos que publicou e que publica ainda sempre que pode. Faz ainda palestras, demonstrações e ações de formação para pescadores e visita escolas que o convidam para introduzir os mais novos na pesca desportiva, especialmente de achigã.

More Posts - Facebook