No final do ano de 2013 tomei a decisão de tratar este site de forma profissional. Porquê? Porque sentia a falta de uma grande fonte de informação sobre a pesca do achigã em português que fosse actual e que transmitisse informações constantes ao longo do ano. Um local onde pudesse dirigir-me semanalmente na certeza de encontrar nova informação que me pudesse ajudar a melhorar as minhas pescarias.

Com esta necessidade em mente, decidi criar eu mesmo um site que fosse uma referência nacional sobre a pesca do achigã, aproveitando um blog que tinha criado em 2009 na rede interessespessoais.com.

Em Agosto de 2014 publiquei um artigo com o balanço do primeiro semeste de 2014. Depois de análise dos dados desse artigo e dos que passo a apresentar, julgo que essa meta foi alcançada!

Balanço do ano de 2014

Definido um calendário editorial que continha a publicação de 2 novos artigos por semana, o primeiro artigo do ano foi publicado a 6 de Janeiro de 2014. Falava sobre as melhores amostras para a pesca do achigã em Janeiro, um tema sobre o qual seria publicado um artigo por mês, a publicar no final de cada mês, com referência para as melhores amostras para a pesca ao achigã no mês seguinte. Na mesma altura, deu-se inicio ao envio semanal de uma newsletter.

No total foram publicados no site 97 artigos em 2014. Consulte aqui a lista completa de tudo o que se publicou.

Em Fevereiro, depois de já ter tido algumas interacções devido ao processo da criação da BASS Nation Portugal, entrei em contacto com o Hermínio Rodrigues. Falei-lhe do projecto. Este aceitou de imediato o desafio e juntou-se a mim na criação semanal de conteúdos. O seu primeiro artigo foi publicado no dia 20 de Fevereiro de 2014. A partir desta semana, os artigos das terças são da autoria do Hermínio Rodrigues e os artigos das quintas são da minha autoria.

A 19 de Junho de 2014 o site mudou de nome, passando a ser conhecido como basspt.com.

Em Junho foi também criado um canal de vídeo no youtube dedicado exclusivamente ao site (anteriormente, no blog pessoal tinha os vídeos no meu perfil pessoal do youtube). Desde então, além de alguns vídeos de apoio aos artigos publicados no site têm-se publicado vários vídeos instrucionais, que mostram, por exemplo, como começar a fazer os seus primeiros lançamentos com uma cana de casting, como fazer o nó palomar ou como afinar um carreto de casting, entre outros. Todos os vídeos do canal têm também sido publicados directamente no Facebook. Para garantir que não perde nenhum vídeo quando este é lançado recomenda-se que subscreva o canal do youtube.

Ainda em Junho, o email semanal enviado a todos os assinantes passou a contar com a rubrica “Dica da semana”. Trata-se de uma dica de pesca ao achigã exclusiva, apenas publicada no email semanal. Este ano foram publicadas 25 dicas.

O site foi visto por 114088 visitantes.

Nº de visitas do site na antiga morada www.interessespessoais.com/pesca-achiga

Nº de visitas do site na antiga morada www.interessespessoais.com/pesca-achiga

Nº de visitas do site na morada basspt.com até ao final de 2014

Nº de visitas do site na morada basspt.com até ao final de 2014

 

No Facebook, a página da nossa comunidade de pesca ao achigã passou de pouco mais de 400 fãs no inicio de Janeiro de 2014, para mais de 3000:

Evolução do nº de fãs da nossa página do Facebook durante 2014

Evolução do nº de fãs da nossa página do Facebook durante 2014

O número de utilizadores registados no email semanal ascendeu a mais de 700 no final do ano de 2014:

Evolução do nº de utilizadores registados no email semanal durante 2014

Evolução do nº de utilizadores registados no email semanal durante 2014

E antes de concluir, deixo-vos algumas das fotos que me marcaram em 2014 na pesca ao achigã:

Conclusão e agradecimentos

2014 foi um ano fantástico!

A nível pessoal foi para mim o melhor ano de sempre. Digo isto pelo impacto que conseguimos ter com o projecto basspt.com. Fantástico é a forma como me sinto sempre que alguém me envia uma mensagem pelo Facebook ou por email a agradecer o trabalho que tanto eu como o Hermínio Rodrigues temos tido e, principalmente, quando esse trabalho se reflecte em ajuda prestada a todos quando procuram saber mais sobre a pesca do achigã.

Em 2015 o calendário editorial é para manter, com 2 novos artigos semanalmente, e um email semanal com a já conhecida dica da semana, dica essa que apenas é publicada nesse email semanal.

Termino este artigo de hoje agradecendo a todos os leitores que nos têm acompanhado e que têm, através de comentários e mensagens, deixado o seu feedback, opiniões, dúvidas, questões, etc. Todos os vossos emails são bem vindos, e respondo a todos sem excepção!

Deixo ainda um agradecimento ao Nuno Duarte, Tiago Ramalho e Gonçalo Penedo por toda a ajuda que me têm dado na minha concretização deste sonho. Ao Pedro Silva e Nuno Charrua por terem aceite o desafio e se terem juntado a mim e aos restantes na criação da equipa de competição.

Ao Hermínio Rodrigues, um agradecimento especial pela forma incansável como tem participado. Sem ele teria sido impossível manter o calendário editorial de 2014!

Ao David Amado e aos Achigãs de Portugal em geral, um agradecimento pela amizade e companheirismo com que sempre nos acolheram.

Um agradecimento também ao Gomes Torres e José Pedro Torres pela amizade e pela forma como me fizeram pensar nas problemáticas que envolvem a pesca do achigã em Portugal.

Por fim, um agradecimento à minha mulher, pelo apoio e compreensão em relação a esta minha obsessão. Os resultados que tenho alcançado devem-se em primeiro lugar a ela.

Obrigado a TODOS!

Vamos tornar o ano de 2015 o melhor ano de SEMPRE!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus