Se perguntarmos a qualquer pescador de achigã qual a peça mais importante para a sua prática, iremos obter o mais variado tipo de respostas – uns dirão que é o fio, outros o anzol, outros a cana ou o carreto…
Embora tudo isto sejam peças fundamentais da pesca do achigã, existe uma peça que raramente é referida e que tem, pelo menos tanta importância quanto as restantes enumeradas – óculos de sol. Mas não uns óculos  de sol qualqueres, óculos polarizados.

A utilização de óculos de sol polarizados tem várias vantagens, embora nem todas sejam perceptíveis.

O melhor record pessoal desde 2010. Os óculos polarizados ajudaram a encontrar os limites exteriores da vegetação.

O meu record pessoal desde 2010. Os óculos polarizados ajudaram a encontrar os limites exteriores da vegetação.

A principal razão para a utilização de óculos de sol polarizados é o reflexo da luz na água. Mesmo em dias parcialmente nublados ou mesmo totalmente nublados, a água pode apresentar muito reflexo de luz que pode acabar por causar dores de cabeça ou nos olhos.

Além disso, os óculos são uma peça de segurança fundamental! Apesar de são ser um desporto violento, a pesca do achigã apresenta algum risco, por trabalharmos com amostras com múltiplos anzóis. A utilização de óculos protege a visão de uma cravagem que se falha, em que a amostra sai da água a grande velocidade, direito ao pescador. Assim, os óculos de sol são também os óculos de protecção.

Os óculos polarizados permitiram localizar a zona de madeira submersa onde este achigã se abrigava.

Os óculos polarizados permitiram localizar a zona de madeira submersa onde este achigã se abrigava.

A utilização de óculos de sol polarizados irá ainda fazer com que se pesque melhor, visto que os óculos polarizados “eliminam” o reflexo da luz, o que irá permitir ver melhor o que se encontra dentro de água. Dessa forma, consegue-se ver pormenores que de outra forma nos escapavam, como os limites de uma zona de vegetação, madeira submersa, irregularidades no fundo, etc.

A polarização significa que as moléculas do vidro é tratada de forma a que fiquem todas alinhadas na mesma direcção, o que elimina a refracção da luz, reduzindo drasticamente o brilho intenso da luz reflectida na água. É este efeito de redução do reflexo que se consegue o efeito de “ver através da água“.
Claro que a eficácia dos óculos irá depender das condições de luz de cada dia. Os melhores resultados serão obtidos quando o Sol se encontrar por cima da cabeça. A maior parte da luz será reflectida directamente para cima e não num ângulo em que o seu brilho incida directamente nas lentes.

A cor das lentes é um dos factores que dita a eficácia dos óculos polarizados. As cores mais claras, como o âmbar ou o amarelo será melhor para dias encobertos, e as cores mais escuras, como os cinzentos e os castanhos será melhor para dias de muito sol.

Espero que esta informação vos seja útil. Quem já utiliza óculos polarizados, certamente se irá identificar com tudo o que escrevi. Quem ainda não utiliza, aconselho vivamente a comprar e utilizar, pois está-vos a escapar muita informação visual enquanto pescam.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus