Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

O inicio do ano não é a altura mais fácil para pescar ao achigã…

A grande maioria dos pescadores de achigã faz uma pausa nesta altura. No entanto, podemos continuar a aprender e a procurar informação.

É a altura ideal para nos colocarmos a par das novidades que as marcas estão a lançar no mercado.

Dito isto, hoje vou falar sobre a amostra que venceu o prémio de melhor amostra rija da feira ICAST de 2014, a Spro BBZ-1 Rat.

Spro BBZ-1 Rat

spro-bbz1-rat

Testada e aperfeiçoada nos últimos dois anos por Bill Siemantel, pescador profissional e desenhador de amostras para a Spro, a amostra BBZ-1 Rat da Spro é a imitação de rato mais realista alguma vez lançada.

Feita em plástico e outros materiais compósitos, o rato BBZ-1 da Spro contém uma esfera interior cujo som se assemelha bastante ao de uma amostra em madeira, ao mesmo tempo que possui a resistência necessária para resistir ás mais violentas explusões dos ataques à superfície.

A cauda traseira articulada adiciona o realismo necessário à imitação de rato e à forma como a amostra se desloca na água.

Cores disponíveis do Spro BBZ-1 Rat

Cores disponíveis do Spro BBZ-1 Rat

Com um tamanho bem estruturado, a Spro BBZ-1 Rat é uma amostra articulada com o perfil de um roedor. Possui uma pala quadrada bastante resistente que permite uma acção “walk the dog” sem qualquer esforço, ao mesmo tempo que provoca uma subtil acção ao estilo de um wake bait.

A Spro BBZ-1 Rat tem um tamanho total de 10″, ou 25,4cm, da ponta do nariz à ponta da cauda. Sem cauda, a amostra tem 5,25″, ou 13,3cm.

Pouco foi deixado ao acaso nesta amostra, e talvez isso explique o prémio de melhor amostra rija. Aqui fica um vídeo onde o seu criador fala sobre todas as suas características:

Cauda versátil

Cada amostra trás uma cauda suplente de cor diferente. Uma das carateristicas mais interessantes nesta amostra é o facto da cauda se poder personalizar.

Pode-se substituir por caudas de outras cores e, ainda mais interessante, podem-se utilizar, por exemplo, amostras de vinil como cauda. Esta capacidade é conseguida graças a um sistema que tem tanto de rudimentar como e prático e funcional.

De acordo com as indicações do seu criador, a cauda deste rato deve ser fixada com a ajuda de um palito de madeira. O sistema será o mesmo que se utiliza normalmente para fixar as balas do empate Texas. Introduz-se o palito nos furos existentes para a fixação e parte-se à medida. Sempre que se quiser retirar a cauda e colocar outra, basta remover o palito, introduzir a nova cauda e voltar a colocar o palito. Inicialmente pode parecer muito rudimentar, mas após vermos o funcionamento, verificamos que é prático e eficaz. Aqui fica um vídeo onde o criador da amostra mostra todo do processo:

Declaração

Este artigo foi escrito com base nas características indicadas pelo fabricante, tanto no seu site como no youtube.

Nenhuma das conclusões e/ou afirmações são resultado da nossa utilização da amostra, visto que a mesma ainda não se encontra disponível no mercado.

No entanto, mereceu-nos a nossa atenção pela distinção que ganhou na ICAST 2014.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus