Lagostins Vilecraw da Biospawn - disponíveis através da www.onefishplus.com

Desde que comecei a pescar novamente ao achigã em 2009 que um dos temas sobre o qual mais de debrucei foi o casting, tendo sido abordadas várias questões, desde os problemas de quem se inicia, ás questões mais técnicas tais como afinações e diferenças existentes entre os dois tipos de carretos de casting existentes – centrífugos e magnéticos.

Neste artigo tentarei resumir toda a informação publicada no site nos últimos 4 anos relativa a carretos de casting de forma a facilitar a obtenção de toda essa informação.

Aqui fica um resumo dos vários tópicos abordados neste artigo:

  • Casting ou spinning?
  • Adaptação aos carretos de casting
  • A verdadeira velocidade de um carreto de casting
  • Pegar e afinar um carreto de casting
  • O lançamento com carreto de casting
  • Quando utilizar casting e quando utilizar spinning
  • Dicas de casting

Casting ou spinning?

A primeira coisa que ocorre a quem pretende iniciar-se no mundo do casting é se irão conseguir adaptar-se ou não. No artigo Pesca ao achigã – antes de começar, expõem-se as considerações a ter no momento de optar por um carreto de casting, mostrando a diferença em termos visuais entre os carretos de casting e os carretos de spinning.

Diferenças entre Cana com carreto de casting (esquerda) e Cana com carreto de spinning (direita)

Diferenças entre Cana com carreto de casting (esquerda) e Cana com carreto de spinning (direita)

O carreto de casting é o meu preferido, e provavelmente é a primeira escolha entre os melhores pescadores de todo o mundo.

A principal razão para ser utilizado por tantos em todo o mundo é a sua versatilidade. Ideal para fios a partir dos 0,25mm, e conhecido como um carreto para uma pesca “pesada”, este carreto permite pescar facilmente em zonas de vegetação densa, pescar com sapos, grandes crankbaits, spinnerbaits, amostras de superfície, e com linhas até 0,40mm.

No artigo Como escolher um carreto para pesca ao achigã fala-se das diferentes aplicações a que se destinam tanto os carretos de casting como os de spinning.

Spinning ou casting? Cada um tem aplicações diferentes que devem ser tidas em conta no momento de aquisição de um carreto para a pesca ao achigã

Spinning ou casting? Cada um tem aplicações diferentes que devem ser tidas em conta no momento de aquisição de um carreto para a pesca ao achigã

Adaptação aos carretos de casting

Acredito que todos conseguem adaptar-se ao casting, cada qual terá maior ou menor facilidade. No artigo Pesca ao achigã com cana e carreto de casting falo sobre o método que utilizei para comprar o meu primeiro conjunto de casting, bem como das dificuldades que senti nos primeiros tempos. Actualmente não concordo com a abordagem que utilizei nessa altura para escolher entre os conjuntos de casting a comprar. Hoje sei que um bom carreto facilita e muito a aprendizagem, pelo que não aconselho a comprarem carretos de casting baratos para se iniciarem. Sugiro que não comprem nada inferior a um Shimano Caenan para se iniciarem no mundo do casting.

Primeiro achigã do Tiago com o seu novo conjunto de casting

Primeiro achigã do Tiago com o seu novo conjunto de casting

Alguns dias depois de ter escrito o artigo mencionado anteriormente, escrevi um sobre Utilização de um carreto de casting. Nele é possível ver um pequeno vídeo onde já faço lançamentos normalmente e perceber que o meu colega Nuno Duarte também se adaptou com relativa facilidade ao carreto de casting, mais rapidamente que eu, em parte graças ao facto de ter adquirido um bom carreto.

Três anos depois de ter iniciado a minha aventura pelo mundo dos carretos de casting, o Tiago Ramalho iniciou-se na pesca ao achigã. Como nunca tinha pescado antes, sugeri-lhe que começasse logo pelo casting, e ele assim fez. No artigo Material de pesca para iniciados . casting é melhor!, falo da facilidade que o Tiago teve na adaptação ao casting, graças a um bom carreto e ao facto de não ter qualquer vício de utilização de qualquer tipo de carreto, pois nunca tinha pescado antes.

A verdadeira velocidade de um carreto de casting

O ratio de um carreto é normalmente a variável indicativa da velocidade de um carreto, e é fácil de compreender após percebermos o que querem dizer os números.

No entanto, o ratio de um carreto não é a única coisa determinante da sua velocidade. Um factor que é normalmente esquecido é o IPT – Incher Per Turn (polegadas por volta). Isto refere-se à quantidade de linha recolhida a cada volta completa da manivela.

No artigo Como identificar a velocidade de um carreto fala-se precisamente disto, apresentando um quadro com comparações entre vários modelos e as respectivas velocidades.

Pegar e afinar o carreto de casting

Uma questão técnica importante para a utilização de um carreto de casting é a forma como se deve pegar no carreto. Este deve-se “palmar”. No artigo Introdução aos carretos de tambor móvel, Hermínio Rodrigues fala sobre a forma correta de segurar um carreto de casting quando em acção de pesca.

Nesse mesmo artigo, fala ainda sobre o travão de afinação do peso da amostra e como o afinar.

Na segunda parte desse artigo, Introdução aos carretos de tambor móvel – parte final, Hermínio Rodrigues fala sobre os dois tipos de travão de lançamento – centrífugo e magnético,  e como afiná-los.

O vídeo que se segue mostra como afinar um carreto de casting de travão magnético:

Como afinar um carreto de casting de travão magnéticoNeste vídeo Herminio Rodrigues explica como afinar um carreto de casting magnético.Para mais conteúdos originais sobre pesca ao achigã visite-nos em www.basspt.com

Posted by Pesca ao achigã on Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014

 

O vídeo que se segue mostra como afinar um carreto de casting de travão centrífugo:

Como afinar um carreto de casting centrífugoNeste vídeo, Hermínio Rodrigues explica como afinar um carreto de casting de travão centrífugo.

Posted by Pesca ao achigã on Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

 

O lançamento com carreto de casting

Em termos de lançamento, os carretos de casting são de longe os mais versáteis. Além de conseguirem lançar de todas as formas que se possam utilizar nos carretos de spinning, são ideias para outras técnicas/lançamentos como sejam o flipping e o pitching.

No vídeo seguinte, Hermínio Rodrigues mostra como efectuar os primeiros lançamentos com um conjunto de casting:

Introdução ao casting – primeiros lançamentosNeste vídeo apresenta-se a forma de efectuar os primeiros lançamentos com equipamentos de casting para pesca ao achigã.

Posted by Pesca ao achigã on Sábado, 21 de Junho de 2014

 

Quando utilizar casting e quando utilizar spinning

Como já tinha dito, os carretos de casting são os meus preferidos.

É certo que um pescador com muitas anos de utilização de carretos de spinning terá algumas dificuldades de adaptação, mas com alguma prática todos podem desfrutar da utilização destes carretos.

Convém entretanto não cair depois no erro de utilizar apenas este tipo de carretos pois, como foi possível ver neste artigo, cada tipo de carreto tem as suas aplicações próprias de acordo com a situação de pesca encontrada.

Aqui fica uma explicação dada pelo Hermínio Rodrigues de quando utilizar cada um:

Quando utilizar casting e quando utilizar spinning?Neste vídeo, Hermínio Rodrigues aborda as circunstâncias que devem ditar a escolha de utilização entre equipamentos de casting e equipamentos de spinning.Visite-nos em www.basspt.com para mais informação sobre pesca ao achigã.Registe-se também para receber uma dica semanal exclusiva por email – uma nova dica todos os domingos ao final do dia.

Posted by Pesca ao achigã on Domingo, 29 de Junho de 2014

 

Dicas de casting

Se soubesse desta dica quando comecei a aprender a lançar com casting, tinha poupado metros e metros de fio. Espero que gostem:

Aprender casting sem problemasNo artigo de hoje dou algumas dicas para poderem usar carretos de casting sem ter qualquer problemas com cabeleiras.Sejam o vídeo e depois leia o artigo nesta morada:http://basspt.com/dicas-para-aprender-casting-sem-problemas/

Posted by Pesca ao achigã on Quinta-feira, 19 de Março de 2015

 

No vídeo que se segue, mostro como se pode retirar rapidamente todo o fio de um carreto de casting:

Como remover rapidamente o fio de um carreto de castingEm véspera das duas últimas provas do circuito de margem da BASS Nation Portugal, partilho hoje convosco um pequeno vídeo que fiz enquanto preparava o meu equipamento e que mostra a forma como removo o fio velho de um carreto de casting.

Posted by Pesca ao achigã on Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática viciado em pesca ao achigã. Criou o basspt.com para partilhar as suas ideias e experiências de pesca ao achigã, e para colmatar a falta de informação em Portugal sobre esta temática.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus