O patrocinador deste espaço, Joaquim Moio, brilhou no workshop que levou a cabo a convite da Câmara Municipal de Avis, no passado dia 10, deste primeiro mês de 2016.

A simplicidade foi o mote, mas não conseguiu esconder a sabedoria deste nosso campeão. Nunca é demais salientar que, juntamente com João Grosso, lidera um ranking não escrito, a não ser pela realidade que se impõe, de melhor dupla de sempre a nível nacional e mundial na modalidade da pesca do achigã a partir de embarcação.

Ajudei e assisti ao desenrolar deste evento e fiquei maravilhado com a facilidade que mostra no contacto mais direto. A falar para toda a audiência terá muito a melhorar, mas no um-para-um ou a responder a perguntas mostrou uma grande maturidade, que lhe vem de muitos anos neste mundo e à frente da melhor loja de pesca do país, mas melhor ainda, mostrou uma humildade que lhe vem da sua forma de viver.

Abertura com o Presidente da Câmara Municipal de Avis

Abertura com o Presidente da Câmara Municipal de Avis

Não é um teórico, mas sabe a teoria toda, e tem competências raras de ver noutros pescadores a vários níveis. Como pescador (conheço bem, já fomos companheiros de equipa várias vezes) é um intuitivo com uma nota dominante no «faro» para localizar achigãs e para escolher armas aptas ao sucesso. Nesta sua nova faceta de formador também tem características muito próprias: fala do que sabe, do que usa e responde de coração aberto explicando mesmo que só não «abre o jogo» relativamente a locais de pesca em prova.

Vista do lado da audiência

Vista do lado da audiência

Mais de meia centena assistiram atentos e entusiasmados

Mais de meia centena assistiram atentos e entusiasmados

O workshop de Avis será um marco na aproximação aos pescadores de achigã. É preciso chamá-los com presenças de peso e depois, mais do que transmitir é preciso auscultar e responder às suas necessidades.

Joaquim Moio transmitiu a sua paixão ao longo de toda a apresentação

Joaquim Moio transmitiu a sua paixão ao longo de toda a apresentação

No desenrolar da palestra falou-se um pouco de todas as famílias de amostras e depois das vitórias mais importantes da carreira do orador, especialmente, da sua ida aos EUA em representação da BASS Nation de Portugal e da sua vitória no Mundial do México.

Cerca de meia centena de pescadores deu por bem gasto o tempo que dedicou a ouvir quem sabe colocando as suas dúvidas e recolhendo as respostas.

Durante a pausa do almoço e após a conclusão da Workshop os presentes puderam colocar as suas questões directamente em ambiente informal

Durante a pausa do almoço e após a conclusão da Workshop os presentes puderam colocar as suas questões directamente em ambiente informal

Está de parabéns a C. M. de Avis assim como o próprio Joaquim Moio que ousou responder positivamente à solicitação.

Nós, BASSPT.COM, estivemos presentes e estamos mesmo a pensar lançar cursos para as várias etapas da vida de um pescador. Se está interessado em participar nesses cursos entre em contacto connosco.

Mais fotos deste evento na página de Facebook da Pesca & Companhia.

Herminio Rodrigues

Hermínio Rodrigues é um pescador que se tem dedicado muito à formação de pescadores de várias formas: através dos dois livros que publicou e de muitos artigos que publicou e que publica ainda sempre que pode. Faz ainda palestras, demonstrações e ações de formação para pescadores e visita escolas que o convidam para introduzir os mais novos na pesca desportiva, especialmente de achigã.

More Posts - Facebook